Protetora dos olhos é celebrada neste dia 13 de dezembro.
Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a Igreja Católica faz memória litúrgica de Santa Luzia. Uma jovem siciliana que viveu no século III deixou um legado de fé em Deus, testemunho do amor a Cristo e coragem de ser cristã.
No Jornal Boa Nova desta terça-feira, o Padre Fabiano Santos, FAM, pároco da Paróquia Santa Luzia em Juiz de Fora relatou a história da padroeira em 13 fatos. Além disso, o padre José Domício refletiu no editorial sobre a inspiração para enxergar Deus com os olhos da fé.
Uma história de coragem e devoção
Este é um resumo da trajetória de Santa Luzia. Para entender de forma mais detalhada, conversamos com o pároco da Paróquia Santa Luzia em Juiz de Fora, Padre Fabiano Santos, FAM. Em 13 fatos, ele nos conta a vida da jovem e os primeiros são sobre o significado do nome, a origem e a presença cristã na vida dela.
Então, vem o momento em que a jovem Luzia sentiu o chamado de Deus, mas houve percalços neste caminho.
Em seguida, Padre Fabiano conta o momento do primeiro milagre de Santa Luzia, motivado pela fé em Deus.
Após este milagre, a jovem sentiu fortalecido o propósito de se entregar a Deus. A decisão dela teve consequências.
Por causa desta denúncia, Padre Fabiano comenta que Luzia foi presa e terminou martirizada.
A história do testemunho de fé de Luzia passou de geração em geração e ela se tornou Santa, como narra Padre Fabiano.
Padre Fabiano Santos explica todos os detalhes da forma como Santa Luzia é representada.
Em Juiz de Fora, na Paróquia Santa Luzia, as celebrações festivas neste dia começaram logo cedo e seguem até a noite. Padre Fabiano destaca a programação que ainda será realizada.
Padre Fabiano Santos reforça o exemplo de fé e coragem de Santa Luzia para todos os católicos no nosso dia a dia e deixa uma bênção a todos.
Santa Luzia: exemplo para enxergar Deus com os olhos do coração
Santa Luzia, um exemplo de visão purificada para enxergar a Deus em tudo e todos, superando o material e alcançando o espiritual presente nas nossas vidas. Este foi o tema da reflexão no editorial de hoje, 13, do Jornal Boa Nova com o Padre José Domício.
Santa Luzia festejada na Arquidiocese de Juiz de Fora
Em Bicas, o Centro Comunitário Santa Luzia na Rua Padre Geraldo Lara, s/nº, no Bairro Santa Luzia terá missa festiva às 19h com distribuição do óleo de Santa Luzia.
Em Mar de Espanha, a Comunidade Santa Luzia terá procissão seguida de missa às 19h.
A Comunidade Santa Luzia em São João Nepomuceno terá missa festiva às 19h na Rua Projetada, 153, no Bairro Bela Vista.
Em Santos Dumont, em Comunidade Santa Luzia, na Rua José Abdalah, s/nº, no Bairro Ponte Preta às 14h começa o terço, às 15h, Santa Missa. Às 18h30 sai a procissão saindo da casa o Sr. Pedro em direção a igreja, onde haverá missa festiva às 19h e com funcionamento de barraquinhas.
Em Santo Antônio de Rio Grande, a Igreja Santa Luzia na área rural em Palmital tem missa festiva às 14h.
Confira também:
Comments