• Radio Catedral

8 de agosto: Igreja celebra São Domingos de Gusmão

Por Fabíola Castro



Neste sábado, 8 de agosto, a Igreja celebra São Domingos de Gusmão. Santo que, ao lado de São Francisco de Assis, marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material.


São Domingos nasceu na Espanha em 1170, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. Antes de Domingos nascer sua mãe sonhou com um cão, que trazia na boca uma tocha acesa que irradiava grande luz sobre o mundo. Mais do que sonho foi uma profecia, pois Domingos de Gusmão, de estatura mediana, não fez outra coisa senão iluminar todo o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho.


Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e foi ordenado, no ano de 1203.


Em 1215 nascia primeira casa dos Irmãos Pregadores,  - fundada por Domingos de Gusmão -, também conhecidos como Dominicanos, que viviam na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria.


São Domingos de Gusmão morreu com 51 anos, em 8 de agosto de 1221.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora há duas comunidades dedicadas ao Santo. Em Juiz de Fora, a Capela pertence à Paróquia São Geraldo do Bairro Teixeiras. Neste sábado, 8, haverá a Celebração Eucarística às 19h, na Igreja São Domingos, com transmissão pelo Facebook, Instagram e YouTube da paróquia. Em seguida, será realizada uma carreata pelas ruas do Bairro Teixeiras. A igreja ficará aberta durante todo o dia para oração e oferta dos devotos.


Em 2020, além de celebrar o padroeiro, a comunidade comemora seus 25 anos de criação, celebrados no dia 15 de agosto. O Pároco, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, comenta sobre essa comunidade que há duas décadas e meia contribui para a evangelização.

No dia 15 de agosto, próximo sábado, data da comemoração dos 25 anos da comunidade às 19h haverá uma Celebração Eucarística.


Também na cidade de Santos Dumont (MG), a Comunidade São Domingos, pertencente à Paróquia São Sebastião, festeja o padroeiro com uma celebração às 17h, em um campo aberto, próximo da comunidade. No município, já estão autorizadas as missas presenciais nas Igrejas com a participação de até 30 pessoas.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .