• Radio Catedral

70 anos da Província Redentorista do RJ-MG-ES - Ano Jubilar será aberto na Paróquia da Glória em JF

Por Fabíola Castro



Neste domingo, 18 de julho, é celebrada a Festa do Santíssimo Redentor, titular da Congregação Redentorista. Neste dia, acontecerá a abertura solene, na Paróquia da Glória, em Juiz de Fora, do Ano Jubilar do Septuagenário da Província Redentorista do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Uma Santa Missa às 10h, marcará a abertura do Jubileu que se estenderá até junho de 2022.


Os 70 anos da Província Redentorista foram lembrados no dia 29 de junho, com uma Celebração no Santuário Arquidiocesano de São José, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, a Eucaristia foi celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.


A Província do RJ-MG-ES tem sua sede em Juiz de Fora (MG), berço da Congregação Redentorista no Brasil, onde, em 1894, chegaram os primeiros Missionários vindos da Holanda. Em 1951, a Vice-Província Holândico-Brasileira foi elevada à categoria de Província com o nome de Província do Rio de Janeiro, separando-se definitivamente da Província Holandesa.


O Superior da Província, Padre Nelson Antônio Linhares, CSsR, fala sobre esse começo.


Nesses 70 anos a Província cresceu, não apenas em abrangência territorial, mas principalmente nas dimensões pastoral e espiritual, como comenta Padre Nelson, CSsR.


Padre Nelson, CSsR, destaca como é hoje o trabalho dos Redentoristas na Província e no Brasil.


Os Missionários Redentoristas têm também um forte trabalho na comunicação e de cunho social.


O Superior da Província fala ainda sobre o significado da celebração desses 70 anos.


Segundo Padre Nelson, CSsR, a Congregação Redentorista está passando por um processo de reestruturação e fortalecimento para a missão.


As comemorações dos 70 anos da Província seguem de 2021 a 2022, com diversos eventos, atividades e celebrações.


Para contar a história e levá-la a diante, livros serão lançados. E ainda, conforme Padre Nelson, , CSsR, inseridos nas comemorações estão também os missionários leigos e leigas e a juventude missionária.


A abertura do Ano Jubilar na Paróquia da Glória coincide com a Festa do Santíssimo Redentor, titular da Congregação Redentorista.


Padre Nelson, CSsR, conta que o título de Santíssimo Redentor surgiu em meio a uma pandemia na Itália e que celebrá-lo nesse momento é também buscar a Sua intercessão pelo fim da atual pandemia.


Para celebrar a Festa do Santíssimo Redentor, na Paróquia da Glória, haverá a Santa Missa às 10h, neste domingo (18), que marcará ainda a abertura das comemorações dos 70 anos da Província Redentorista. A Celebração terá transmissão pelo canal do YouTube da paróquia. Para a participação presencial, deve ser feito o agendamento através do WhatsApp (32) 99913-9639. A Matriz fica na Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.


Também na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Jardim Esperança, administrada por Padres Redentoristas, para lembrar a festa do seu titular, haverá celebrações nas comunidades.


Neste sábado (17), acontece a Missa na Matriz às 18h e na Comunidade São Geraldo, às 19h. Já no domingo (18), às 7h, as Celebrações serão nas Comunidades São Francisco de Assis e Santa Teresinha. Às 8h30, Celebrações na Matriz e na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Já às 10h, as Celebrações serão nas comunidades Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. A Matriz fica na Rua Henrique Pimenta Brasiel, 277 – Bairro Jardim Esperança.

0 comentário