top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

7 de setembro de 2022: 200 anos da Independência do Brasil

Atualizado: 7 de set. de 2022

Por Fabíola Castro



O Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o país se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Em 2022, são 200 anos deste importante dia. O 7 de setembro é um feriado nacional também chamado de Dia da Pátria. Nessa data, se lembra a ocasião em que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil gritando "independência ou morte", ato que ficou conhecido como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, porque foi dado às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. O professor da Estácio, Celso Ramos Figueiredo Filho, Doutor em História, contextualiza esses 200 anos da Independência do Brasil.


O Doutor em História destaca ainda como este momento se aproxima do nosso dia a dia e a importância da comemoração.


Nos últimos anos, vários estudos apresentaram novos detalhes sobre a Independência, como a participação da Imperatriz Leopoldina. Na época, uma série de decretos culminou na proclamação da Independência. O primeiro deles foi assinado por Maria Leopoldina, em 13 de agosto de 1822, quando ela foi nomeada chefe de Estado e Princesa Regente interina, por motivo de viagem de Dom Pedro para resolver pendências políticas. A Princesa Regente convocou então o Conselho de Estado do Rio de Janeiro e assinou, em 2 de setembro, mais um decreto que declarava o Brasil oficialmente separado de Portugal. E este ato se deu por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.


Duzentos anos depois da Independência, o professor Doutor em História, Celso Ramos, ressalta em que ainda precisamos evoluir como país.



Mensagem da Prefeita de Juiz de Fora


Durante a entrevista que a Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, concedeu para a Rádio Catedral nesta terça-feira, 6, ela deixou uma mensagem sobre a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.


110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page