top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

57º Dia Mundial das Comunicações Sociais: "falar com o coração"

«Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)» é o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023.


Por Fabíola Castro


A mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações Sociais de 2023, celebrado neste domingo, 21 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, propõe «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)» ou “fazer isso com afabilidade, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro”. A temática desse ano dá continuidade ao convite de 2022 para “Escutar com o ouvido do coração”. Assim, ano após ano, o Papa continua a propor uma reflexão sobre como comunicar, baseada em nossos sentidos humanos.


Este convite reflete o desejo de Francisco por um sistema midiático que saiba ir contra a corrente, sobretudo, “numa época marcada por polarizações.


É preciso purificar o coração para a verdade


O Assessor da Pascom - Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Rafael do Nascimento, explica sobre o “Falar com o coração” pedido pelo Santo Padre na mensagem.


Um dia especial para a Pastoral da Comunicação, mas todos os membros da Igreja são convidados a pensar, meditar para colocar em prática o “Falar com o coração”, conforme Padre Rafael.


“Falar com o coração” é falar com verdade e, a verdade sempre com misericórdia.


Padre Rafael Nascimento enumera alguns pontos importantes da carta de Papa Francisco no processo de “Falar com o coração” e de testemunhar a verdade.


Padre Rafael finaliza com o desejo de um dia feliz para celebrar a data mundial dedicada às Comunicações Sociais em nossa Igreja Católica, destacando a beleza da missão de ser agente da Pastoral da Comunicação.


Ter um coração cordial


O Vigário Episcopal para Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, fez uma relação entre as mensagens que o Papa Francisco divulgou nos últimos dois anos e também neste ano de 2023 que são complementares no ir ver, ouvir e falar com o coração.


Para comunicar bem é preciso purificar o coração, reforça Padre Camilo, daquilo que escreve o Santo Padre.


Lembrando ainda São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, Padre Camilo destaca que pela sua amável linguagem atraia a muitos.


O bom comunicador, comenta finalizando Padre Camilo, desarma atitudes negativas e purifica as suas palavras para o bem comum.


O 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado neste domingo, dia 21 de maio, encorajando os comunicadores a combater a mentira testemunhando a verdade no amor "com coragem e liberdade", como escreve e exorta o Papa Francisco em sua mensagem. É um dos grandes desafios contemporâneos em meio a um mundo de fake news, mas é possível, indo ver, ouvindo e falando com o coração.


Você sabe qual foi o tema do 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais?


Confira aqui no site da Pascom Brasil todos os temas que já foram abordados desde o primeiro ano de celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

26 visualizações0 comentário
bottom of page