• Radio Catedral

57ª Assembleia Geral da CNBB é realizada em Aparecida (SP)

Por Fabíola Castro


De Aparecida, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre o início dos trabalhos.


Teve início nesta quarta-feira, 1º de maio, a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário de Aparecida (SP), com a Celebração Eucarística pela manhã, no Altar Central.


A Santa Missa foi celebrada pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada por Dom Murilo Krieger, vice-presidente, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, e por Dom Leonardo Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília.


Na celebração estavam presentes mais de 300 membros da CNBB, entre cardeais, arcebispos, bispos, presbíteros, diáconos e milhares de leigos que foram celebrar no Santuário de Aparecida, o Dia do Trabalhador.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que participa da Assembleia da CNBB, fala sobre o primeiro dia de trabalhos.

Este ano, a Assembleia Geral tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.

Dom Gil ressaltou que a temática tratada nesta Assembleia Geral está em sintonia com o objetivo do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Nesta quinta-feira (2), o segundo dia de trabalho na Assembleia dos Bispos do Brasil, teve início com a celebração da Santa Missa, na Basílica Nacional do Santuário de Aparecida.


A celebração na intenção dos novos bispos, aqueles que foram nomeados e ordenados pelo Papa Francisco desde a última assembleia – período de abril de 2018 a abril de 2019, foi presidida o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello.

A 57ª Assembleia Geral da CNBB também tem como desafio eleger a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio. Esta é composta pelo presidente, vice-presidente e secretário-geral. Na ocasião, também serão eleitos os 12 presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).


Outros temas prioritários e diversos como reuniões, comunicações, celebrações e retiro integram a pauta da Assembleia. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final, sendo uma ao Papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.


A 57ª Assembleia Geral dos Bispos deo Brasil sege até 10 de maio.


Mensagem da CNBB por ocasião do Dia do Trabalhador


Por ocasião do 1º de maio – data em que se celebra o Dia do Trabalhador (a), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem aos trabalhadores e às trabalhadoras brasileiros e se une a eles manifestando-lhes estima, solidariedade e gratidão.


A mensagem afirma a urgência de assegurar o direito ao trabalho e reafirma “a dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras, de modo a garantir seu justo sustento e de suas famílias, combatendo o desemprego, o trabalho escravo, a precarização das relações de trabalho e a perda de direitos trabalhistas, dentre outros problemas que têm causado tanto sofrimento ao povo brasileiro”.


Ainda segundo o documento, a presidência da CNBB manifesta, de modo especial, a preocupação com o grave problema do desemprego. Clique aqui e leia a mensagem.


*Com informações de: www.cnbb.org.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .