• Radio Catedral

4 de maio: Dia de São Peregrino Laziosi, protetor contra o câncer

Por Fabíola Castro*


Nesta segunda-feira, 4 de maio, a Igreja celebra São Peregrino Laziosi, protetor contra o câncer. Peregrino pertencia à família dos nobres Laziosi. Nasceu na cidade de Forli, no norte da Itália, no ano 1265. Aos 30 anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria, os servitas, como irmão penitente. No mosteiro, exerceu o apostolado do bem semeando a paz.


Peregrino distinguiu-se pela obediência ao regulamento, pela penitência e mortificação. Durante trinta anos, cumpriu uma penitência imposta a si mesmo: ficava sempre em pé, nunca se sentava. Quando atingiu os sessenta anos de idade, devido a isso, tinha uma ferida cancerosa na perna direita, causada por varizes.


Era tão grave seu estado de saúde, que o médico receitou a amputação da perna, para salvar sua vida. Porém, na véspera da operação, Peregrino acordou, subitamente, no meio da noite e sentiu que devia ir rezar na capela diante de Jesus Crucificado. Assim fez: com muito esforço para caminhar, ajoelhou-se e rezou com fervor pedindo que Cristo lhe concedesse a graça da cura. Foi envolvido por um êxtase contemplativo tão profundo que viu Jesus descer da cruz e tocar sua ferida. Uma vez refeito da visão, voltou para o leito e adormeceu. Na manhã seguinte, o médico constatou que havia ocorrido um milagre. Peregrino estava sem nenhuma ferida, Jesus o havia curado.


O milagre só fez aumentar a veneração que os habitantes da cidade já lhe dedicavam. Peregrino morreu no primeiro dia de maio de 1345, vítima de uma febre. Durante seus funerais, dois milagres ocorreram e foram atribuídos à sua intercessão. Seu culto se estendeu pelo mundo todo rapidamente, pois os fiéis recorrem a ele como padroeiro dos doentes cancerosos.


Em Juiz de Fora, o Padre Expedito Lopes, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Barbosa Lage, divulga a devoção São Peregrino e celebra nesta segunda-feira (4), pela internet, a Missa em sua memória.


Reze o Terço de São Peregrino com o Padre Expedito Lopes:




*Com informações de: comeceodiafeliz.com.br/santo

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .