top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

4 de agosto: Dia do Padre

Por Fabíola Castro*


Neste dia 4 de agosto, quando a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, é celebrado também o dia do Padre. O santo é considerado o patrono de todos os sacerdotes.


"Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor". A vida de São João Maria Vianney pode ser resumida neste pensamento. Também conhecido como "Cura d'Ars", João Maria Vianney nasceu em 1786, em Dardilly, próximo de Lyon.

Aos 17 anos, João sentiu-se chamado ao sacerdócio. "Se eu fosse padre, queria conquistar muitas almas", disse ele. Recebeu a ordenação sacerdotal, em 13 de agosto de 1815, com 29 anos.


Três anos depois da sua ordenação, em 1818, João foi enviado para Ars, uma pequena aldeia no sudeste da França, que contava com 230 habitantes. Ali, dedicou todas as suas energias ao cuidado pastoral dos fiéis: fundou o Instituto da "Providência" para acolher órfãos; visitava os enfermos e as famílias mais necessitadas.


Entretanto, o Santo Cura d’Ars destacou-se na sua missão de administrar o sacramento da Confissão: sempre pronto a ouvir e oferecer o perdão aos fiéis, passava até 16 horas por dia no confessionário. Diariamente, uma multidão de penitentes de todas as partes da França iam confessar-se com ele, tanto que a cidadezinha de Ars ficou conhecida como o "grande hospital das almas".


Após ter-se dedicado totalmente a Deus e aos seus paroquianos, João Maria Vianney morreu no dia 4 de agosto de 1859, com 73 anos de idade. Seus restos mortais descansam em Ars, no Santuário a ele consagrado, que recebe a visita de cerca de 450 mil peregrinos por ano.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembra que nesse mês das vocações, celebramos neste dia 4 de agosto, São João Maria Vianney, modelo para todos os padres. Confira no vídeo:



Sacerdotes da Arquidiocese de Juiz de Fora


Na Arquidiocese de Juiz de Fora são cerca de 110 padres diocesanos, quatro presbíteros que exercem trabalho pastoral mas não são incardinados, além de cerca de 49 sacerdotes que pertencem à Congregações religiosas. Neste segundo semestre de 2020, três diáconos transitórios serão ordenados padres.


*Com informações de: Vatican News

30 visualizações0 comentário
bottom of page