• Radio Catedral

29 de junho: São Pedro e São Paulo pilares da Igreja

Em Juiz de Fora é tradicional a Festa de São Pedro na Cidade Alta, realizada há 126 anos.



Neste sábado, 29 de junho, é celebrada a Solenidade de São Pedro e São Paulo, uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que mais têm datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há 25 de janeiro, quando celebramos a Conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, temos a festa da Cátedra de São Pedro e 18 de novembro, reservado à Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.


O martírio de ambos deve ter ocorrido em ocasiões diferentes: São Pedro, crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana em 64, e São Paulo decapitado na chamada Três Fontes em 67. Mas não há certeza quanto ao ano desses martírios.


São Pedro e São Paulo não fundaram Roma, mas são considerados os "pais de Roma" e os pilares que sustentam a Igreja tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionário.


São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". São Pedro é conhecido como protetor dos pescadores. São Paulo é o maior missionário de todos os tempos, o advogado dos pagãos, o "Apóstolo dos gentios".

Em Juiz de Fora, a Paróquia São Pedro tradicionalmente realiza uma grande festa há mais de cem anos. Nesta sexta-feira (28). será encerrada a novena que prepara a festa do padroeiro.


Para este sábado (29), dia festivo, há uma programação especial religiosa e também social, como comenta o administrador paroquial, Padre Liomar Rezende de Moraes.

A programação continua no domingo (30). Uma iniciativa realizada pela segunda vez, une fé e esporte durante a festa do padroeiro, o Pedal de São Pedro.

Padre Liomar comenta sobre a devoção a São Pedro, já celebrada pela comunidade com a festa do padroeiro, há 126 anos.

A temática da festa em 2019 é “As chaves do Reino dos Céus” (Mt 16, 19).

Padre Liomar convida a todos para as festividades.

A Matriz São Pedro fica na Avenida Senhor dos Passos, 1592 – Bairro São Pedro.


No interior da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Paróquia São Pedro da cidade de Pequeri, também está em festa. Além de outras comunidades dedicadas a São Pedro e São Paulo. Outra grande festa dedicada a São Pedro é realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bocaina de Minas. Clique aqui e confira estas programações.



*Com informações de: www.a12.com/reze-no-santuario/santo-do-dia

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .