• Radio Catedral

27 de junho: Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Por Fabíola Castro


*Foto: Facebook Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nesta quinta-feira, 27 de junho, a Igreja Católica celebra a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fazendo memória de Maria, mãe de Jesus. Este título chega entre nós através de um ícone, uma pintura de caráter religioso-místico, que data do período bizantino. Não se sabe quem foi o autor da pintura.


A história do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou conhecida a partir do século XV (15), quando esta pintura foi levada da ilha de Creta para Roma e colocada na Igreja de São Mateus, onde foi venerada por três séculos. Destruída a igreja de São Mateus, a célebre imagem permaneceu escondida até que, pela providência de Deus, foi descoberta e devolvida ao culto popular.


Em 1866, por ordem do Papa Pio IX, o ícone foi confiado aos cuidados dos Missionários Redentoristas. Atualmente, o ícone missionário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma.


O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone cristocêntrico, que mostra que o centro é Jesus Cristo. Maria é, assim, "aquela que indica o caminho", ou como é mais conhecida: "a via de Cristo".


Em Juiz de Fora, as duas Paróquias dedicadas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de compartilharem a mesma padroeira, comemoram em 2019 também, seus 50 anos de instalação.


Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Bairro Monte Castelo, a programação festiva começou com a novena que preparou a festa de hoje, como comenta o pároco, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv.

As comemorações continuam com a festa externa na Matriz de 4 a 7 de julho.

No domingo, dia 7 de julho, a Missa Solene de Consagração da Matriz, às 7h da noite, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Frei Carlos Charles explica que esse título mariano que os fiéis recorrem como proteção e cuidado leva de fato ao Perpétuo Socorro que é Jesus que está nos seus braços.

A Matriz fica na Rua Amambaí, 130 ‐ Bairro Monte Castelo.



*Foto: Facebook Perpétuo Socorro Pascom

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Bairro Jardim Esperança, a programação começou com uma quinzena em louvor à padroeira. As reflexões estão sendo feitas com base no livro “15 dias de oração com a Mãe do Perpétuo Socorro”, de autoria do pároco local, Padre Vanderlei Santos de Sousa, C.Ss.R, que comenta sobre as celebrações.

O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está visitando todas as comunidades da paróquia, para que os fiéis tenham momentos de oração e oportunidade de fazerem seus pedidos e agradecimentos.


Para esta quinta-feira (27), dia da padroeira, a programação segue com novena às 19h30, com Celebração Eucarística na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Retiro.

As festividades continuam no final de semana.

Padre Vanderlei fala desta devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, divulgada pelos Missionários Redentoristas desde que o Papa Pio IX os deu a incumbência de torná-la conhecida em todo mundo.

A Comunidade São Sebastião, Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fica na Rua Henrique Pimenta Brasiel, 277 – Bairro Jardim Esperança.


Clique aqui e confira as programações completas de celebrações na duas paróquias de Juiz de Fora dedicadas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Outras celebrações em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Em Juiz de Fora, também os Arautos do Evangelho, celebram a sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a Santa Missa Solene, nesta quinta-feira (27), em sua Casa Religiosa, às 19h30. O endereço é Alameda Santo Antônio, 200 - Bairro Bosque do Imperador (ao lado da Represa de São Pedro). Os ônibus que passam pelo local são 540, 542 e 544.


Na Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica, haverá nesta quinta a Santa Missa às 19h. A celebração será realizada na casa de Gilson e Aparecida, ao lado da Eletro Car, na Rua Dom Juvenal Roriz, Residencial Miguel Marinho, Zona Norte da cidade.


Na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Barbosa Lage, haverá celebração nesta quinta (27) às 19h30. Na sexta (28), às 19h, será realizada procissão do Sagrado Coração de Jesus, com a participação do Apostolado da Oração e às 19h30, a Santa Missa. Já no sábado (29) e domingo(30), a Santa Missa será às 18h. Funcionamento de barraquinhas após as Missas. A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica localizada no Bairro Recanto da Mata.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .