Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

26 de julho: São Joaquim e Santa Ana



Nesta sexta-feira, 26 de julho, a Igreja celebra São Joaquim e Santa Ana. Segundo antiga tradição da Igreja, neste dia comemoramos a festa dos pais de Maria Santíssima e avós de Jesus.


O casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram muito até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, ela engravidou.


Do amor e da fé do casal nasceu Maria, que iria gerar o Filho de Deus. A santidade de Maria atesta para nós a santidade de seus pais, pois pelos frutos conhecemos as árvores. Maria, ao nascer, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.


Maria recebeu no lar formado por seus pais todo o tesouro das tradições da Casa de Davi que passavam de uma geração para outra; foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade; foi no lar que conheceu as profecias relativas à chegada do Messias.


São Joaquim e Santa Ana, pais Maria, foram, no seu tempo e nas circunstâncias históricas concretas, um elo precioso do projeto da salvação da humanidade. A data do nascimento e morte de ambos não se tem certeza, mas se sabe que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a festa destes dois santos que a Igreja celebra hoje (26).

Em Juiz de Fora, na Paróquia Sant’Ana do Bairro Vila Ideal, depois de preparar a festa com a novena, nesta sexta a programação começou cedo e ainda haverá às 15h a Missa com os avós e unção dos enfermos. Às 18h, Terço dos homens. Às 19h, procissão e às 19h30 a Missa Solene.


As festividades continuam no sábado (27), quando às 9h será realizada Gincana com as crianças da catequese e às 20h30 acontecerá a Quadrilha. Até domingo (28) há também funcionamento de barraquinhas com comidas típicas. A Matriz fica na Rua Afonso Celso, 95 – Vila Ideal.


Na Igreja Santa Ana, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta, haverá às 19h30, procissão luminosa e Missa Solene, os fiéis devem velas. A igreja fica na Rua Herman Toledo, 85 – Bairro Santana.


Também no interior da Arquidiocese há paróquias dedicadas a Santa Ana em Belmiro Braga, Santana do Deserto e Santana do Garambéu. E ainda, dedicada a São Joaquim e Sant’Ana na cidade de Santos Dumont. Além de Capelas também em Santos Dumont e em Goianá.


Clique aqui e confira as programações festivas.


*Com informações de: Santo do dia - Portal A12