• Radio Catedral

24 de setembro: Nossa Senhora das Mercês


Nossa Senhora das Mercês - Santuário de Mar de Espanha (MG)

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora das Mercês, título que significa “misericórdia”. Essa devoção remonta ao século XIII, quando a Virgem apareceu a São Pedro Nolasco e o encorajou a seguir libertando os cristãos escravos.


Naquela época, os mouros saqueavam regiões costeiras e levavam os cristãos como escravos para a África. Nessa horrível condição, muitos perdiam a fé por pensar que Deus os tinha abandonado.


Pedro Nolasco, vendo essa situação, vendeu até seu próprio patrimônio para libertar os cativos. Do mesmo modo, formou um grupo para organizar expedições e negociar resgates. Quando o dinheiro acabou, então, pediram esmolas. Entretanto, as ajudas também terminaram. Foi quando Nolasco pediu a Deus para ajudá-lo. Em resposta, a Virgem apareceu a ele e pediu que fundasse uma congregação para resgatar os cativos.


Diante desse desejo, foi fundada a Ordem dos Mercedários, no dia 10 de agosto de 1218 em Barcelona, Espanha. São Pedro Nolasco foi nomeado pelo Papa Gregório IX como Superior Geral.


Os integrantes, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, faziam um quarto voto em que se comprometiam a dedicar sua vida a libertar os escravos e que ficariam no lugar de um cativo que estivesse em perigo de perder a fé.


Mais tarde, no ano 1696, o Papa Inocêncio XII fixou o dia 24 de setembro como a Festa de Nossa Senhora das Mercês em toda a Igreja.


Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês - Mar de Espanha


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a Paróquia da cidade de Mar de Espanha (MG), é dedicada a Nossa Senhora das Mercês. Depois de celebrar a novena preparatória com bênçãos especiais e realização de gestos concretos, nesta terça-feira (24), há programação festiva especial que foi iniciada logo cedo.


Haverá ainda, às 12h, repique dos sinos em todas as capelas da cidade. Às 15h, Missa com unção dos enfermos. Às 18h30, a procissão de Nossa Senhora, saindo do Rosário, acompanhada pela banda municipal de Pequeri, e na chegada ao Santuário será dada a bênção do Santíssimo, seguida da Solene Celebração Eucarística.


O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Mercês fica na Praça Barão de Ayuruoca, 332 – Centro de Mar de Espanha.


*Com informações de: www.acidigital.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .