• Radio Catedral

21 de setembro: dia de São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Por Fabíola Castro*

São Mateus - Biblioteca Apostólica Vaticana - Vatican News

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a Igreja celebra São Mateus, Apóstolo e Evangelista. O seu nome antes da conversão era Levi. Ele trabalhava como coletor de impostos. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã.


O pároco da Paróquia dedicada a São Mateus em Juiz de Fora, no Bairro que também leva seu nome, Padre Geraldo Dondici Vieira, fala sobre esse chamado de Jesus aceito pelo apóstolo.

Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para uma grande festa em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores, chamando-os à conversão e à vida nova.

Padre Dondici ressalta que naquela mesma ceia, Jesus diz que Ele quer a misericórdia e não sacrifícios.

O anúncio de Cristo foi a missão de São Mateus.

Padre Geraldo Dondici comenta sobre a famosa obra da “Vocação de São Mateus”, pintada por Caravaggio, e que se encontra na Igreja de São Luís dos Franceses, em Roma, além de outras.

As relíquias de São Mateus encontram-se na cripta da Catedral de Salerno, na Itália, e que é dedicada a Virgem Maria e ao apóstolo, padroeiro da cidade.


Padre Geraldo Dondici celebrará uma Missa nesta segunda-feira (21), às 15h, em honra a São Mateus. A celebração pode ser acompanhada pelo Facebook do sacerdote e também da Igreja São Mateus.



*Com informações de santo.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .