• Radio Catedral

2021: Esperança que se renova com um novo ano

Atualizado: Jan 5

Por Fabíola Castro*

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

Primeiro de janeiro, fim das Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Começarmos o primeiro dia do ano contemplando o mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus, celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.


Santo Atanásio ensinava: “A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso”.


Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade.


Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus, como comenta o Padre Antônio Camilo de Paiva.

Neste primeiro de janeiro é celebrado também o Dia Mundial da Paz. Na mensagem para a data, o Papa Francisco lança um apelo para que todos se tornem "profetas e testemunhas da cultura do cuidado, a fim de preencher tantas desigualdades sociais”. Ela tem como título “A cultura do cuidado como percurso de paz”.


Padre Camilo ressalta que o Filho de Deus veio ao mundo para trazer a paz e que o ser humano deve ser cuidado como centro da criação. Assim como devemos cuidar da Casa Comum na qual habitamos.

O diretor da Rádio Catedral, Padre Camilo, diz que 2020 foi um ano de deserto, mas em 2021 está a esperança de tempos melhores.

Bênção do Arcebispo


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, envia a todos a sua bênção.

Também o Padre Erélis Camilo, editorialista do Jornal Boa Nova, fala da esperança que se renova com o ano novo que começa.

Deus alimenta nossa vida por meio da esperança. A esperança é a vacina contra o desânimo, a certeza de que com fé, cuidados e amor uns pelos outros, vamos superar todos os desafios e dificuldades e nos abraçarmos novamente.


Feliz e abençoado Ano Novo!



*Com informações de: santo.cancaonova.com

0 comentário