top of page

175 anos de Juiz de Fora: como a Igreja Católica influenciou o crescimento social da cidade

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 31 de mai.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


No dia em que Juiz de Fora celebra seus 175 anos, a gente volta no tempo para lembrar de uma presença constante e transformadora ao longo da história da cidade: a Igreja Católica. Desde o século XVIII, ela não só acompanhou o crescimento urbano, como também foi protagonista na formação da identidade juiz-forana.


Quem nos ajuda a entender essa trajetória é a jornalista e membro da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese de Juiz de Fora, Rita Couto. Pesquisadora da história eclesial da cidade, ela explica que a presença da Igreja se dá antes mesmo da criação do município em si.




Rita Couto conta que, à medida que iam se constituindo os loteamentos, as igrejas também eram construídas pela comunidade.




Rita Couto cita como exemplo a Igreja da Glória e a Igreja São Pedro, erguidas pelos imigrantes alemães que aqui chegaram para trabalhar na Companhia União Indústria de Mariano Procópio.




Rita Couto destaca que a comunidade e a vida social se desenvolveram a partir das igrejas, reforçando o caráter da confraternização e da vida comunitária.





Comments


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page