• Radio Catedral

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra os idosos

Por Fabíola Castro


O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado nesta terça-feira, 15 de junho, e foi oficialmente reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos, que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.


A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que, em 2025, o número de brasileiros com mais de 60 anos será em torno de 32 milhões. Até 2050, o país terá 14% de crianças e quase 23% de idosos. Entre outras questões, a violência contra a pessoa idosa é um dos principais desafios relacionados à longevidade.


A violência é uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional. O abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.


Em 2020, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou em mensagem que a “A pandemia da Covid-19 está causando medo e sofrimento incalculáveis ​​para as pessoas idosas em todo o mundo. Além de seu impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento".


O Assistente Social José Anísio da Silva, que é também gerontólogo, o profissional formado para gerir a atenção ao envelhecimento e estudar aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice, fala da importância desse dia de conscientização.

A realidade da violência contra as pessoas idosas precisa ser combatida efetivamente, como comenta José Anísio.


Para o Assistente Social e Gerontólogo, José Anísio da Silva, políticas públicas de proteção da vida das pessoas idosas precisam ser mais eficientes.


As violências sofridas pelos idosos são as mais variadas e podem se configurar em agressão, maus tratos físicos, a violência psicológica, a negligência e o abandono. Denúncias de violência contra os idosos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100.


O Papa Francisco falando sobre essa fase da vida disse que "A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros".

0 comentário