• Radio Catedral

13 de maio: Dia de Nossa Senhora de Fátima

Por Fabíola Castro*


*Foto: Site Aleteia

Neste dia 13 de maio se celebra em todo mundo a Festa de Nossa Senhora de Fátima, em memória de sua primeira aparição aos três pastorinhos nas colinas da Cova da Iria (Portugal) em 1917.


“Não tenham medo. Não lhes faço mal”, disse a Virgem Maria naquela ocasião aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, que contemplavam uma senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol.


Depois de dizer-lhes, entre outras coisas, que vinha do céu e de pedir que voltassem àquele lugar seis meses seguidos, nos dias 13 à mesma hora, a Mãe de Deus lhes perguntou: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica, pela conversão dos pecadores?”. Os pequenos responderam que sim, queriam, e a Virgem advertiu que teriam que sofrer muito, mas que a graça de Deus os fortaleceria.


A Virgem de Fátima finalmente lhes disse: “Rezem o terço todos os dias para alcançar a paz do mundo e o fim da guerra”. Logo elevou-se ao céu.


Nos seguintes meses, as crianças foram ao lugar onde a Virgem os chamava e em sua última aparição ocorreu o chamado milagre do sol, visto por centenas de pessoas. Não muito tempo depois, Francisco e Jacinta morreram com dolorosas enfermidades. Lúcia, a última vidente, se fez carmelita de clausura e morreu em 2005.


Com o tempo a Igreja reconheceu as aparições milagrosas e a devoção à Virgem de Fátima se expandiu por todo mundo.


São João Paulo II, conforme o pedido da Virgem consagrou a Rússia e o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria e beatificou Jacinta e Francisco no ano 2000 com a presença de Irmã Lúcia, que morreu em 2005 e agora segue o seu processo de beatificação. O Papa Francisco canonizou os irmãos Francisco e Jacinta Marto, no marco do centenário das aparições na Cova de Iria em 13 de maio de 2017.


Papa Francisco também consagrou o mundo inteiro ao Imaculado Coração da Virgem Maria, em outubro de 2013, na presença de mais de cem mil fiéis na Praça de São Pedro, reunidos em torno da imagem original da Virgem de Fátima.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lembra esse dia festivo em honra a Nossa Senhora de Fátima, a mãe bondosa que nos chama a voltar o coração para Deus, principalmente nesse tempo de pandemia.

Em Juiz de Fora, as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima celebram a sua padroeira, nesse ano, de uma forma diferente por conta do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Com as igrejas fechadas, no objetivo de ajudar a conter a disseminação do vírus, as celebrações continuam sendo privadas e transmitidas pela internet.


O Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, celebrou pela manhã uma Missa na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio que foi transmitida pelo Facebook. A celebração encerrou a novena rezada pelos seminaristas, nos últimos dias, através da mesma rede social. Também às 19h30, Dom Gil preside a Eucaristia na comunidade dos Arautos do Evangelho, que pode ser acompanhada pelo Facebook, Instagram e YouTube “Arautos JF”, além da Web TV A Voz Católica.


Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Barbosa Lage, a Missa festiva será celebrada às 19h30, com transmissão pelo Facebook do Padre Expedito Castro e também pelo canal do YouTube Padre Expedito de Lopes Castro.


Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro de mesmo nome, na Cidade Alta, a Missa Solene será às 19h30, com transmissão pelo Facebook Fátima Rainha.


Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Santa Cruz, a Missa é gravada e o link disponibilizado pela paróquia através do WhatsApp. Para informações, o telefone da secretaria paroquial é o (32) 3223-5755.



*Com informações de: www.acidigital.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .