• Radio Catedral

10 de agosto: Dia do Diácono e seu padroeiro São Lourenço


*Foto: Diáconos da Arquidiocese JF ordenados em 7 de dezembro de 2019.

Nesta segunda-feira, 10 de agosto, a Igreja Católica celebra São Lourenço. O Santo era espanhol e foi um Diácono que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.


Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II. Ele era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentavam muitos necessitados.


Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.


Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente. São Lourenço que sofreu o martírio no ano de 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.


A Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, o mesmo o foi São Lourenço em Roma.


O Diácono permanente, André Luiz Pereira Machado, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora, fala sobre o exemplo do Santo que é considerado o padroeiro dos Diáconos.

Celebrar o padroeiro, São Lourenço, neste mês vocacional, segundo o Diácono André, é momento de agradecer a Deus pela vocação desses servos.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, enviou uma mensagem a todos os Diáconos da Arquidiocese.

Nas palavras do Papa Francisco, os diáconos "estão dedicados ao serviço dos pobres que carregam em si a face do Cristo sofredor”. Em 'O Vídeo do Papa' do último mês de maio, o Santo Padre convidou a rezar “para que todos os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para a Igreja”.



*São Lourenço Diácono e Mártir

*Com informações de: santo.cancaonova.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .