• Radio Catedral

1º de outubro: dia de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Por Fabíola Castro*


Nesta quinta-feira, 1º de outubro, a Igreja celebra Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Ela nasceu na França, em 1873, em uma família modesta e temente a Deus. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos.


Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.

Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.


Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios de Deus. Morreu em 1º de outubro de 1897, com 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.


O Papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.


Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, foram atos do Papa Pio XI. Em 19 de outubro de 1997, o Papa São João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Doutora da Igreja.


O Padre Everaldo José Sales Borges, pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Juiz de Fora, fala sobre essa devoção.

Padre Everaldo explica os títulos de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Santa Teresinha prometeu uma chuva de rosas e graças sobre a Terra e Padre Everaldo explica esse simbolismo.

Na Paróquia Santa Teresinha, do Bairro de mesmo nome, em Juiz de Fora, a festa da padroeira foi preparada com a novena, refletindo a sua vida e companhias, por meio do tema “Diga-me com quem andas”.

Nesta quinta-feira (1º), dia festivo, as celebrações começaram logo cedo, porém, com marcação antecipada. Mas, de acordo com Padre Everaldo, a igreja permanece aberta para oração dos devotos de Santa Teresinha.

A Missa que encerra a festa de Santa Teresinha, às 20h, será transmitida pelo Facebook e YouTube da Paróquia Santa Teresinha Juiz de Fora. A Matriz fica na Av. Rui Barbosa, s/nº – Bairro Santa Terezinha.


Também celebra Santa Teresinha, a Paróquia São Geraldo do Teixeiras, 19h, com a Missa Solene, transmitida pelo Facebook e YouTube da paróquia.

Na Comunidade Santa Teresinha, do Bairro Terras Altas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, haverá às 18h, carreata passando pelas ruas da comunidade. Logo após, Missa campal festiva. Transmissão pelo Facebook e YouTube da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Vale da Floresta.


Na Capela Santa Teresinha em Lima Duarte (MG), pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores, será realizado às 16h, o Caminho de rosas – carreata com a imagem da padroeira, e às 19h, a Solene Eucaristia, com transmissão pelo Facebook da comunidade Nesta quinta-feira (1º), a igreja permanecerá aberta para visitação, a partir das 12h.


Na Capela Santa Teresinha, em Bicas (MG), pertencente à Paróquia São José, a Missa festiva em honra a padroeira será nesta sexta-feira, dia 2, às 15h.



Foto: Facebook Comunidade de Santa Teresinha - Lima Duarte

*Com informações de: A12 Santo do dia.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .