top of page

1ª Sessão Sinodal será realizada neste sábado (8), em Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 7 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

*Logo do II Sínodo Arquidiocesano

Neste sábado, 8 de fevereiro, padres, diáconos, religiosos (as) e leigos (as) são esperados para a primeira Sessão Sinodal do II Sínodo Arquidiocesano na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora. O evento reunirá representantes de todas as paróquias, dos vicariatos, das novas comunidades, da Pastoral Juvenil, do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), do Seminário Santo Antônio e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).


A sessão será realizada no Edifício Christus Lumen Gentium (prédio da Cúria Metropolitana), das 8h às 17h. As atividades do dia serão abertas com a bênção de inauguração da nova portaria do terreno que abriga o prédio da Cúria e o Seminário. Dali, os presentes sairão em caminhada orante até o Auditório Mater Ecclesiae, onde a programação acontece.


Durante todo o dia, haverá palestras, testemunhos e orientações da Comissão Ampliada do Sínodo para os delegados sinodais, que ainda receberão o cronograma dos trabalhos e as cruzes que vão os identificar. Um dos momentos de formação será conduzido pelo Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que contribuirá com “Um olhar sobre a Realidade Urbana e seus desafios Pastorais – A Igreja de Juiz de Fora diante da urbanização”.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destaca a importância deste momento para nossa Igreja e pede as orações de todo Povo de Deus.

Após o encontro deste sábado, as demais sessões sinodais do ano, a partir do mês de março, serão apenas para as paróquias do município Juiz de Fora, onde será realizada a primeira fase do II Sínodo Arquidiocesano. O prédio da Cúria Metropolitana fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos.


I Sínodo Arquidiocesano


*Documento lançado após o I Sínodo Arquidiocesano

O primeiro Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora foi realizado de 13 de dezembro de 2009 a 13 de junho de 2011. O tema escolhido foi “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em Missão” e o lema, “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).


O Sínodo foi concluído com a promulgação do Documento Sinodal, que contemplou os horizontes: Família e Vida, Comunidade de Fé, Amadurecimento e Fortalecimento da Fé e Serviço aos Pobres. O lançamento aconteceu em 13 de junho de 2011.


Em 2013, 2015 e 2017 a Arquidiocese de Juiz de Fora realizou revisões sinodais, com o objetivo de reconhecer as falhas na implementação das ações indicadas pelo Documento Sinodal e programar as atividades dos anos seguintes. Essas reavaliações culminaram na preparação para o II Sínodo Arquidiocesano, iniciada no primeiro semestre de 2018.


II Sínodo Arquidiocesano


*Dom Gil com os paramentos e báculo sinodais.

Desde 2018, a comissão preparatória – constituída de religiosos e leigos – distribuiu e recolheu questionários nas paróquias de Juiz de Fora, cidade onde o II Sínodo se concentrará no primeiro momento. As questões também foram respondidas pelas congregações religiosas e os vicariatos, com suas pastorais, associações, grupos de serviço e movimentos. O lema que regerá as atividades sinodais será “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (Mt 10,27). Já o tema do I Sínodo será mantido: “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”.


O principal assunto abordado durante o II Sínodo será a evangelização da cidade, proposta que vai em direção às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio (2019 a 2023). Sua abertura litúrgica ocorreu no dia 27 de outubro de 2019, enquanto a cerimônia de início dos trabalhos práticos foi realizada em 7 de dezembro.


*Com informações da jornalista Danielle Quinelato - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

댓글


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page