top of page

'Ícones da Paixão': exposição de frade franciscano em Tiradentes retrata a Paixão de Cristo a partir da arte bizantina

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 21 de jun.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral



A beleza da fé expressa em formas e cores. Desde o último dia 18 de junho, na histórica Igreja de São João Evangelista, em Tiradentes, Minas Gerais, acontece a exposição “Ícones da Paixão”, do Frei Francisco Alexandre Viana, da Ordem dos Frades Menores, que reside no Convento Santo Antônio, na cidade de Santos Dumont.

Há dez anos, Frei Francisco se dedica à arte à têmpera, uma técnica de pintura onde os pigmentos são misturados com um aglutinante à base de água, tradicionalmente gema de ovo, mas também podendo ser clara de ovo, leite ou cola. A técnica era amplamente utilizada na Europa medieval e no início do Renascimento, sendo gradualmente substituída pela pintura a óleo.


Frei Francisco destaca que sua vivência nas semanas Santas tradicionais de Minas Gerais inspiraram a exposição.


A exposição é uma iniciativa conjunta da Província Franciscana da Santa Cruz, da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes e da Irmandade do Glorioso Apóstolo São João Evangelista. A mostra reúne ícones sacros que retratam os momentos mais marcantes da Paixão de Cristo, inspirados na tradição bizantina, como destaca Frei Francisco.


Frei Francisco convida a todos a prestigiarem a exposição.


A exposição pode ser visitada até o dia 14 de julho, com entrada gratuita, na Igreja de São João Evangelista, em Tiradentes.



 
 
 

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page