Problemas com o player?

“I Encontro de Pais e Alunos das Escolas Católicas da Arquidiocese de Juiz de Fora” é realizado na Cúria Metropolitana

04/12/2018 às 13:46:56

Na noite da última sexta-feira (30 de novembro), aconteceu no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, uma reunião entre os pais dos alunos das escolas católicas de Juiz de Fora e o Arcebispo. Com o objetivo de atender aos responsáveis pelas crianças e adolescentes, Dom Gil Antônio Moreira preparou um evento com cunho pastoral para esclarecer aquilo que a Igreja pretende com a educação confessional.

Muito feliz com a iniciativa, o pastor propôs realizar o evento anualmente e deu a ele o nome de “I Encontro de Pais e Alunos das Escolas Católicas da Arquidiocese de Juiz de Fora”. A ideia foi acolhida pelos presentes, dentre eles, pais, alunos e alguns funcionários dos seguintes colégios: Jesuítas, Comunidade Resgate, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, Academia e Arautos do Evangelho.

A reunião começou com uma oração e a fala de abertura de Dom Gil, apresentando a proposta do evento. Em seguida, o Padre José Leles da Silva, que também é educador, falou sobre o documento “Gravissimum Educationis”, criado no Concílio Vaticano II. Por meio dele, apontou o papel das escolas católicas, sua importância e a função dos pais. Além disso, apresentou os direcionamentos atuais do Papa Francisco, como a busca por humanizar a educação, a cultura do diálogo e o semear da esperança.

O vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese, Padre Antônio Camilo de Paiva, também compôs a mesa e, por meio de diversos escritos, abordou o que a Igreja quer da educação religiosa na escola católica.

O advogado e professor Carlos Eduardo Paletta Guedes agregou outro ponto ao debate: os aspectos jurídicos. Tópicos como “Escola Sem Partido”, proibição do Ensino Religioso confessional e liberdade de religião foram abordados frente aos documentos legais (como a Constituição Federal e a Convenção Americana de Direitos Humanos) e esclarecidos aos participantes.

O encerramento ficou por conta de Dom Gil, que ressaltou o posicionamento da Santa Sé quanto à ideologia de gênero e a doutrinação marxista e, também, a sua opinião acerca da preocupação dos pais, motivadora do encontro.

Ao final, Dom Gil fez alguns pedidos, direcionando-os assim:

Aos religiosos e religiosas, leigos e leigas que tenham escolas católicas em nossa Arquidiocese, que primem pela total fidelidade às orientações da Santa Sé Apostólica, da Congregação para Educação Católica e da Congregação de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, mantendo os aspectos mencionados nessa reunião de hoje, ou seja, eliminando qualquer influência direta ou indireta, voluntária ou involuntária. E, ao formar as consciências para a solidariedade sobre nossos irmãos sofredores e desfavorecidos, é um dever de todos nós garantir a opção preferencial pelos pobres. Não caiam em qualquer tipo de orientação marxista; seus métodos não são os de Cristo.

Aos educadores, desejo agradecer pelos esforços na excelência da qualidade acadêmica, que é um dos princípios das escolas. Eu peço aos educadores profissionais que primem por respeitar eticamente e auxiliar integralmente os princípios cristãos católicos da instituição.

Aos pais, solicito que estejam sempre atentos para defender, não só nas escolas, mas em todo meio social, os valores da família e seu sentido original e integral. E exerçam de forma pacifica e respeitosa o seu direito de defender a educação de seus filhos, dentro dos valores cristãos, colaborando com os princípios católicos das nossas escolas”.

*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Mural

Mandando um abraço pra todos do Terço dos Homens.
Reijane -
"To" ligado nas transmissões esportivas aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Toni Marques -
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
Parabéns por anunciar Jesus Cristo nosso Rei e Redentor! Parabéns por cumprir com zelo e alegria sua missão de informar, entreter e ajudar ao próximo!!!
Maria das Graças Mezzonato - 19/07/2016
Um abraço a super equipe da Catedral FM. Parabéns pela programação.
Rodrigo Santos - 28/04/2015
Mar de Espanha o Santuário de Nossa Senhora das Mercês está em festa neste mês de setembro com Novena, Missas e muitas festividades até dia 24, e você é o nosso convidado! A nossa Paróquia antecipadamente agradece a sua presença!
Luiz Gonzaga Linhares -
PARABÉNS EQUIPE MARAVILHOSA FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA SHOWWWWW!!!!!!!
SILVANIO M PERES - 07/05/2015
ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 22/09/2015
Boa tarde Adriano!!! Vim desejar a vc uma terça abençoada,dizer que hj conseguirei ouvir seu programa. Tenho um imenso carinho por vc meu amigo. Aguardo o seu alô. Forte abraço.
Cidok@ - 01/12/2015