Problemas com o player?

“I Encontro de Pais e Alunos das Escolas Católicas da Arquidiocese de Juiz de Fora” é realizado na Cúria Metropolitana

04/12/2018 às 13:46:56

Na noite da última sexta-feira (30 de novembro), aconteceu no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, uma reunião entre os pais dos alunos das escolas católicas de Juiz de Fora e o Arcebispo. Com o objetivo de atender aos responsáveis pelas crianças e adolescentes, Dom Gil Antônio Moreira preparou um evento com cunho pastoral para esclarecer aquilo que a Igreja pretende com a educação confessional.

Muito feliz com a iniciativa, o pastor propôs realizar o evento anualmente e deu a ele o nome de “I Encontro de Pais e Alunos das Escolas Católicas da Arquidiocese de Juiz de Fora”. A ideia foi acolhida pelos presentes, dentre eles, pais, alunos e alguns funcionários dos seguintes colégios: Jesuítas, Comunidade Resgate, Santa Catarina, Nossa Senhora do Carmo, Academia e Arautos do Evangelho.

A reunião começou com uma oração e a fala de abertura de Dom Gil, apresentando a proposta do evento. Em seguida, o Padre José Leles da Silva, que também é educador, falou sobre o documento “Gravissimum Educationis”, criado no Concílio Vaticano II. Por meio dele, apontou o papel das escolas católicas, sua importância e a função dos pais. Além disso, apresentou os direcionamentos atuais do Papa Francisco, como a busca por humanizar a educação, a cultura do diálogo e o semear da esperança.

O vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese, Padre Antônio Camilo de Paiva, também compôs a mesa e, por meio de diversos escritos, abordou o que a Igreja quer da educação religiosa na escola católica.

O advogado e professor Carlos Eduardo Paletta Guedes agregou outro ponto ao debate: os aspectos jurídicos. Tópicos como “Escola Sem Partido”, proibição do Ensino Religioso confessional e liberdade de religião foram abordados frente aos documentos legais (como a Constituição Federal e a Convenção Americana de Direitos Humanos) e esclarecidos aos participantes.

O encerramento ficou por conta de Dom Gil, que ressaltou o posicionamento da Santa Sé quanto à ideologia de gênero e a doutrinação marxista e, também, a sua opinião acerca da preocupação dos pais, motivadora do encontro.

Ao final, Dom Gil fez alguns pedidos, direcionando-os assim:

Aos religiosos e religiosas, leigos e leigas que tenham escolas católicas em nossa Arquidiocese, que primem pela total fidelidade às orientações da Santa Sé Apostólica, da Congregação para Educação Católica e da Congregação de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, mantendo os aspectos mencionados nessa reunião de hoje, ou seja, eliminando qualquer influência direta ou indireta, voluntária ou involuntária. E, ao formar as consciências para a solidariedade sobre nossos irmãos sofredores e desfavorecidos, é um dever de todos nós garantir a opção preferencial pelos pobres. Não caiam em qualquer tipo de orientação marxista; seus métodos não são os de Cristo.

Aos educadores, desejo agradecer pelos esforços na excelência da qualidade acadêmica, que é um dos princípios das escolas. Eu peço aos educadores profissionais que primem por respeitar eticamente e auxiliar integralmente os princípios cristãos católicos da instituição.

Aos pais, solicito que estejam sempre atentos para defender, não só nas escolas, mas em todo meio social, os valores da família e seu sentido original e integral. E exerçam de forma pacifica e respeitosa o seu direito de defender a educação de seus filhos, dentro dos valores cristãos, colaborando com os princípios católicos das nossas escolas”.

*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Mural

Mar de Espanha o Santuário de Nossa Senhora das Mercês está em festa neste mês de setembro com Novena, Missas e muitas festividades até dia 24, e você é o nosso convidado! A nossa Paróquia antecipadamente agradece a sua presença!
Luiz Gonzaga Linhares -
Obrigada pelo carinho Pri, ouvi o seu abraço!! Que Deus a abençõe todos os dias e continue assim tão atenciosa com todos. Bjo Wânia e Rosi.
Wania - 09/07/2015
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
Ótima rádio e equipe nota 10!
Raphael -
Boa noite aos Irmãos em Cristo! A paz de Jesus e o amor de Maria! Peço orações de modo permanente, se possível, para minha Mãe Neli Redi Bertocco que está fazendo tratamento de quimioterapia de modo continuado e está hospitalizada Intenção de cura, tratamento, recuperação e restabelecimento da saúde de minha Mãe Neli. Muito obrigado! Fiquem com Deus! Um fraterno abraço, Marcus Bertocco.
MARCUS ANTONIO BERTOCCO JUNIOR -
"To" ligado nas transmissões esportivas aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Toni Marques -
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
Apresento a todos os padres da Rádio Catedral, o meu mais fraterno abraço pelo Dia do Padre. Desejo a todos, um profícuo pastoreio e que Deus os abençoe na santa
caminhada de Soldado de Cristo. Coragem e fé! A cruz foi ocupada de um lado, o outro, é o nosso lugar!...
Parabéns! Paz e luz!...
Maria Hilda de Oliveira - 04/08/2015
Deus abençoe e jorre muitas bençãos sobre todos vocês, que os jovens de JF e os de outras cidades, aprendam a amar ainda mais Nosso Senhor Jesus Cristo, e que São Pedro interceda por todas as famílias.
Neuza Maria Tavares Florencio -