Problemas com o player?

Pastoral do Surdo promove atividades para lembrar o Setembro Azul

13/09/2018 às 14:19:38

A Pastoral do Surdo Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, da Arquidiocese de Juiz de Fora, em parceria com a Associação dos Surdos da cidade, promove nos dias 14, 15 e 16, atividades para celebrar o “Setembro Azul”, dedicado à Comunidade Surda. A programação será realizada na Cúria Metropolitana. Este evento é celebrado desde que foi implantado na Arquidiocese o Curso de Libras, há quatro anos.

A abertura da quarta edição do “Setembro Azul” em Juiz de Fora, cujo tema é “Evangelho e Cidadania”, será nesta sexta-feira (14) às 19h. O evento continua também no sábado (15), a partir das 9h até às 18h, e no domingo (16), das 8h às 12h.

O evento da Pastoral do Surdo, que é aberto ao público em geral, contará com palestras, danças, contação de histórias e teatro, além de uma fala do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que abordará o tema central do encontro. Também dois palestrantes surdos virão de Divinópolis (MG) para participarem.

A inscrição pode ser feita no local, na hora do evento e tem o valor de R$ 20 reais. O valor dá direito aos coffee breaks e a certificado de participação. O surdo não paga a inscrição, mas colabora com doações. Quem se interessar em ir apenas um dia contribui com R$ 10.

A Cúria Metropolitana de Juiz de Fora fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516, Alto dos Passos, próximo ao Seminário Santo Antônio.

O Setembro Azul

No mundo todo, o mês de setembro é dedicado às festividades da Comunidade Surda, pois é repleto de datas significativas que refletem sua história de lutas e conquistas. No Brasil, o Dia Nacional do Surdo é lembrado no dia 26, quando também é comemorado o aniversário de fundação da primeira escola de surdos do país.

A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.

A importância da celebração do “Setembro Azul” se reflete como forma de colocar em evidência todas as conquistas da Comunidade Surda e também pela luta daquilo que ainda é necessário conquistar.

A Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Juiz de Fora oferece no início de cada semestre o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Informações sobre este curso e também sobre as atividades do “Setembro Azul” podem ser obtidas com a coordenadora e intérprete da Pastoral do Surdo, Flora Teixeira pelo telefone (32) 98808-9536.

Mural

Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
É ISSO AÍ GENTE MARIANA!!!
DIA 13 DE MAIO FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CATEDRAL DE JUIZ DE FORA 19Hs. NÃO PERCAM! SE É BOM É CATEDRAL.......
Rafael Almeida - 10/05/2015
Mar de Espanha o Santuário de Nossa Senhora das Mercês está em festa neste mês de setembro com Novena, Missas e muitas festividades até dia 24, e você é o nosso convidado! A nossa Paróquia antecipadamente agradece a sua presença!
Luiz Gonzaga Linhares -
Estou curtindo muito pela objetividade e clareza: "Minuto da Bí­blia", com doses pequenas de sabedoria, verdade e vida, parabéns!!!
Maria das Graças Mezzonato -
"To" ligado nas transmissões esportivas aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Toni Marques -
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
BOA NOITE A VOCE QUERO PODER SEMPRE CURTI LOS AGORA QUE DESCOBRIRRRRRRRRR FIQUEM COM DEUSSSSSSSSSS
ELIZETE MARIA DE JESUSSSSSSS - 17/10/2015
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -
Ótima rádio e equipe nota 10!
Raphael -
Agradeço primeiramente a Deus, a Dom Gil, a Rádio Catedral e todos os irmãos que se empenharam na expansão dessa bela e importante obra de evangelização, pois agora eu e minha família recebemos o sinal aqui em Mar de Espanha-MG. Deus abençoe sempre!!!
Fabiana Miranda Cardoso -