Problemas com o player?

No dia de seu padroeiro, Santuário Bom Jesus do Livramento é elevado à categoria de Basílica Menor

12/09/2018 às 16:27:04

Em Liberdade (MG), já está sendo realizado o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, celebrado em 14 de setembro, data dedicada à Exaltação da Santa Cruz. Em 2018, a festa torna-se ainda mais especial e única porque, no dia de seu padroeiro, o Santuário Arquidiocesano vai ser elevado à categoria de Basílica Menor.

Durante esta sexta-feira (14), haverá Missas às 6h, 8h, 10h, 12h, dia e 14h. Às 16h, uma Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Gil Antônio Moreira, marcará a elevação de categoria do templo religioso, como comenta o próprio Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.

Dom Gil explica que o título de Basílica só pode ser dado pelo Papa.
O simbolismo desta concessão tão importante para a Igreja Particular de Juiz de Fora, segundo Dom Gil, é a união mais intensa com a Igreja e o Bispo de Roma.
Nesta sexta-feira, 14 de setembro, o Santuário de Liberdade receberá dois símbolos que caracterizam as basílicas menores: a umbela (espécie de grande guarda-chuva com enfeites litúrgicos) e o tintinábulo (pequeno sino). Além disso, o ato de criação das basílicas ainda confere ao templo a possibilidade de oferecer indulgências plenárias aos fiéis em várias datas. Após a missa de elevação, vai haver procissão luminosa pelas ruas da cidade.

A programação em honra ao padroeiro de Liberdade começou em 2 de setembro, com a tradicional procissão saindo da Capela de Vargem da Imagem com a réplica da escultura do Bom Jesus até o Santuário. Também em preparação à festa foi realizada uma novena.

Nos dias 15, 16 e 23 de setembro, já tendo recebido o título de Basílica Menor, a igreja ainda terá uma série de celebrações especiais, que culminarão no encerramento do Jubileu, no dia 30, com o retorno da imagem réplica para a Capela Bom Jesus dos Aflitos.

O título de Basílica Menor

Esta será a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido pelo Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.

O Santuário Bom Jesus do Livramento fica na Rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro de Liberdade.

Mural

Estou curtindo muito pela objetividade e clareza: "Minuto da Bí­blia", com doses pequenas de sabedoria, verdade e vida, parabéns!!!
Maria das Graças Mezzonato -
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
Que a alegria de ser católico e participar do Terço dos Homens chegue a todas as familias, principalmente aquelas que mais precisarem, aquelas que enfrentam o desemprego, dividas e doenças, que a misericórdia do Nosso Senhor e o Amor de Nossa Senhora alcance a todos. Amém!
Jose Bernardino da Silva -
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
Fico muito feliz pela ampliação do sinal. No trabalho escuto a Rádio Catedral em Juiz de Fora, mas quando vou para casa em Santos Dumont não tinha a possibilidade de ouvir. Parabéns a todos!
Joelma de Sá -
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
"To" ligado nas transmissões esportivas aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Toni Marques -
Graça e paz, bom dia! Sempre ouço vocês pela manhã, meu dia começa cheio de informações e abençoado. Gosto muito da "Pri" e das participações daquela doutora Alice dentista, ela parece que sorri pela voz...
Prados -
É ISSO AÍ GENTE MARIANA!!!
DIA 13 DE MAIO FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CATEDRAL DE JUIZ DE FORA 19Hs. NÃO PERCAM! SE É BOM É CATEDRAL.......
Rafael Almeida - 10/05/2015