Problemas com o player?

No dia de seu padroeiro, Santuário Bom Jesus do Livramento é elevado à categoria de Basílica Menor

12/09/2018 às 16:27:04

Em Liberdade (MG), já está sendo realizado o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, celebrado em 14 de setembro, data dedicada à Exaltação da Santa Cruz. Em 2018, a festa torna-se ainda mais especial e única porque, no dia de seu padroeiro, o Santuário Arquidiocesano vai ser elevado à categoria de Basílica Menor.

Durante esta sexta-feira (14), haverá Missas às 6h, 8h, 10h, 12h, dia e 14h. Às 16h, uma Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Gil Antônio Moreira, marcará a elevação de categoria do templo religioso, como comenta o próprio Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.

Dom Gil explica que o título de Basílica só pode ser dado pelo Papa.
O simbolismo desta concessão tão importante para a Igreja Particular de Juiz de Fora, segundo Dom Gil, é a união mais intensa com a Igreja e o Bispo de Roma.
Nesta sexta-feira, 14 de setembro, o Santuário de Liberdade receberá dois símbolos que caracterizam as basílicas menores: a umbela (espécie de grande guarda-chuva com enfeites litúrgicos) e o tintinábulo (pequeno sino). Além disso, o ato de criação das basílicas ainda confere ao templo a possibilidade de oferecer indulgências plenárias aos fiéis em várias datas. Após a missa de elevação, vai haver procissão luminosa pelas ruas da cidade.

A programação em honra ao padroeiro de Liberdade começou em 2 de setembro, com a tradicional procissão saindo da Capela de Vargem da Imagem com a réplica da escultura do Bom Jesus até o Santuário. Também em preparação à festa foi realizada uma novena.

Nos dias 15, 16 e 23 de setembro, já tendo recebido o título de Basílica Menor, a igreja ainda terá uma série de celebrações especiais, que culminarão no encerramento do Jubileu, no dia 30, com o retorno da imagem réplica para a Capela Bom Jesus dos Aflitos.

O título de Basílica Menor

Esta será a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Juiz de Fora. O título concedido pelo Papa Francisco leva em consideração as características arquitetônica, histórica e de devoção popular do templo religioso, além da importância para a vida litúrgica e pastoral. No caso de Liberdade, a concessão do título foi também fundamentada na antiquíssima veneração à sagrada imagem do Bom Jesus do Livramento.

O Santuário Bom Jesus do Livramento fica na Rua Dr. Antônio Lage, 86 – Centro de Liberdade.

Mural

Parabéns por anunciar Jesus Cristo nosso Rei e Redentor! Parabéns por cumprir com zelo e alegria sua missão de informar, entreter e ajudar ao próximo!!!
Maria das Graças Mezzonato - 19/07/2016
Que a alegria de ser católico e participar do Terço dos Homens chegue a todas as familias, principalmente aquelas que mais precisarem, aquelas que enfrentam o desemprego, dividas e doenças, que a misericórdia do Nosso Senhor e o Amor de Nossa Senhora alcance a todos. Amém!
Jose Bernardino da Silva -
Deus abençoe e jorre muitas bençãos sobre todos vocês, que os jovens de JF e os de outras cidades, aprendam a amar ainda mais Nosso Senhor Jesus Cristo, e que São Pedro interceda por todas as famílias.
Neuza Maria Tavares Florencio -
NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER A DEUS POR TER CONHECIDO ESSA IGREJA, E ESSES PADRES, MAIS EM ESPECIAL PADRE ERÉLIS E PADRE CAMILO. VOU VIVER FORA DO BRASIL APOS PERDER MINHA FILHA JAQUELINE. E MINHA UNICA LEMBRANÇA BOA DE JF É A IGREJA S. RITA. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A TODOS!
JOASELIA DA SILVA SOUZA -
É ISSO AÍ GENTE MARIANA!!!
DIA 13 DE MAIO FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CATEDRAL DE JUIZ DE FORA 19Hs. NÃO PERCAM! SE É BOM É CATEDRAL.......
Rafael Almeida - 10/05/2015
Fico muito feliz pela ampliação do sinal. No trabalho escuto a Rádio Catedral em Juiz de Fora, mas quando vou para casa em Santos Dumont não tinha a possibilidade de ouvir. Parabéns a todos!
Joelma de Sá -
Estou curtindo muito pela objetividade e clareza: "Minuto da Bí­blia", com doses pequenas de sabedoria, verdade e vida, parabéns!!!
Maria das Graças Mezzonato -
Boa tarde Adriano!!! Vim desejar a vc uma terça abençoada,dizer que hj conseguirei ouvir seu programa. Tenho um imenso carinho por vc meu amigo. Aguardo o seu alô. Forte abraço.
Cidok@ - 01/12/2015
Graça e paz irmãos da Rádio Catedral, que alegria poder ouvir vocês! Quero parabeniza-los pelos 10 anos de evangelização, levando através das ondas sonoras a evangelização a tantos corações.
Jornalista e Radialista Adriano Dias. - 22/07/2016
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -