Problemas com o player?

Juiz de Fora tem novo Capelão Militar Católico

10/07/2018 às 11:55:38

Por Fabíola Castro

No início deste mês de julho tomou posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro, sediada em Juiz de Fora, o Padre João Batista Diniz Ferreira. O sacerdote de 34 anos é natural do Ceará, da Diocese de Sobral.

Padre Diniz conta como se deu a sua vinda para Juiz de Fora.

O novo Capelão Militar reside em Juiz de Fora, mas presta assistência a toda 4ª Brigada, que compreende além do município outras localidades, como explica Padre Diniz.

O Capelão Militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares).

Nas instituições militares existem as capelanias católicas e evangélicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil.

Padre Diniz fala sobre o trabalho realizado.

O novo Capelão, Padre Diniz, chamado como militar de Aspirante Ferreira, conta como recebe a nova missão em um Estado distante de sua terra de origem, o Ceará.
A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23 de outubro de 1989. Por força deste acordo a Santa Sé criou no Brasil um Ordinariado Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas.

Este Ordinariado Militar é canonicamente assimilado às dioceses, e é dirigido por um Ordinário Militar. O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no país, subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília (DF).

O Arcebispo Militar do Brasil é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país. O atual Arcebispo Militar é Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Pastoral Militar na Arquidiocese de Juiz de Fora

Em fevereiro deste ano, foi criada na Arquidiocese, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a Pastoral Militar. O Padre Renato Alves Rodrigues, foi designado como o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.

O sacerdote exerceu, durante oito anos, o cargo de Capelão Militar do Exército Brasileiro em Juiz de Fora e passou desde então a compor a reserva, sendo substituído pelo Padre Padre João Batista Diniz Ferreira. Enquanto responsável por esta pastoral, Padre Renato, vai desempenhar atividades similares às da capelania, junto ao Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O decreto de criação da Pastoral Militar ressalta que o “serviço de Assistência Religiosa é garantia fundamental, conforme o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, sendo também previsto no Decreto Conciliar Christus Dominus e garantido pelo Acordo Diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé em 13 de novembro de 2008”.

*Com informações do site: arquidiocesemilitar.org.br

Mural

Que a alegria de ser católico e participar do Terço dos Homens chegue a todas as familias, principalmente aquelas que mais precisarem, aquelas que enfrentam o desemprego, dividas e doenças, que a misericórdia do Nosso Senhor e o Amor de Nossa Senhora alcance a todos. Amém!
Jose Bernardino da Silva -
PARABÉNS EQUIPE MARAVILHOSA FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA SHOWWWWW!!!!!!!
SILVANIO M PERES - 07/05/2015
Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
Graça e paz irmãos da Rádio Catedral, que alegria poder ouvir vocês! Quero parabeniza-los pelos 10 anos de evangelização, levando através das ondas sonoras a evangelização a tantos corações.
Jornalista e Radialista Adriano Dias. - 22/07/2016
Ótima rádio e equipe nota 10!
Raphael -
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
Fico muito feliz pela ampliação do sinal. No trabalho escuto a Rádio Catedral em Juiz de Fora, mas quando vou para casa em Santos Dumont não tinha a possibilidade de ouvir. Parabéns a todos!
Joelma de Sá -
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
PARABÉNS RÁDIO CATEDRAL!
Marilene Faria do Amaral Chagas - 15/07/2016
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -