Problemas com o player?

Juiz de Fora tem novo Capelão Militar Católico

10/07/2018 às 11:55:38

Por Fabíola Castro

No início deste mês de julho tomou posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro, sediada em Juiz de Fora, o Padre João Batista Diniz Ferreira. O sacerdote de 34 anos é natural do Ceará, da Diocese de Sobral.

Padre Diniz conta como se deu a sua vinda para Juiz de Fora.

O novo Capelão Militar reside em Juiz de Fora, mas presta assistência a toda 4ª Brigada, que compreende além do município outras localidades, como explica Padre Diniz.

O Capelão Militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares).

Nas instituições militares existem as capelanias católicas e evangélicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil.

Padre Diniz fala sobre o trabalho realizado.

O novo Capelão, Padre Diniz, chamado como militar de Aspirante Ferreira, conta como recebe a nova missão em um Estado distante de sua terra de origem, o Ceará.
A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23 de outubro de 1989. Por força deste acordo a Santa Sé criou no Brasil um Ordinariado Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas.

Este Ordinariado Militar é canonicamente assimilado às dioceses, e é dirigido por um Ordinário Militar. O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no país, subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília (DF).

O Arcebispo Militar do Brasil é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país. O atual Arcebispo Militar é Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Pastoral Militar na Arquidiocese de Juiz de Fora

Em fevereiro deste ano, foi criada na Arquidiocese, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a Pastoral Militar. O Padre Renato Alves Rodrigues, foi designado como o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.

O sacerdote exerceu, durante oito anos, o cargo de Capelão Militar do Exército Brasileiro em Juiz de Fora e passou desde então a compor a reserva, sendo substituído pelo Padre Padre João Batista Diniz Ferreira. Enquanto responsável por esta pastoral, Padre Renato, vai desempenhar atividades similares às da capelania, junto ao Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O decreto de criação da Pastoral Militar ressalta que o “serviço de Assistência Religiosa é garantia fundamental, conforme o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, sendo também previsto no Decreto Conciliar Christus Dominus e garantido pelo Acordo Diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé em 13 de novembro de 2008”.

*Com informações do site: arquidiocesemilitar.org.br

Mural

PARABÉNS RÁDIO CATEDRAL!
Marilene Faria do Amaral Chagas - 15/07/2016
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
Ótima rádio e equipe nota 10!
Raphael -
Parabéns por anunciar Jesus Cristo nosso Rei e Redentor! Parabéns por cumprir com zelo e alegria sua missão de informar, entreter e ajudar ao próximo!!!
Maria das Graças Mezzonato - 19/07/2016
ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 22/09/2015
Peço oração todos os enfermos e todos os padres.rnA sua bênção
Maria de Lourdes -
PARABÉNS EQUIPE MARAVILHOSA FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA SHOWWWWW!!!!!!!
SILVANIO M PERES - 07/05/2015
Fico muito feliz pela ampliação do sinal. No trabalho escuto a Rádio Catedral em Juiz de Fora, mas quando vou para casa em Santos Dumont não tinha a possibilidade de ouvir. Parabéns a todos!
Joelma de Sá -
TERÇO DOS HOMENS, ALMAS SALVAS NA TERRA PARA ALCANÇARMOS O CÉU.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 24/09/2015
Graça e paz, bom dia! Sempre ouço vocês pela manhã, meu dia começa cheio de informações e abençoado. Gosto muito da "Pri" e das participações daquela doutora Alice dentista, ela parece que sorri pela voz...
Prados -