Problemas com o player?

Artigo - Os Bispos falam sobre eleições

11/06/2018 às 14:01:49

As eleições se aproximam. Talvez nunca tenhamos experimentado, na história do Brasil, um momento tão incerto como o atual. Encaminho aqui a Mensagem que nós, os bispos dos Estados de Minas e Espírito Santo fizemos, com intuito de ajudar a cada um, na busca de dias melhores. Por ter sido assinada no dia de São Bonifácio, Bispo e mártir do século VIII, o texto inicia-se com a seguinte citação: “Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas caladas, não sejamos mercenários que fogem dos lobos, mas pastores solícitos, vigilantes sobre o rebanho de Cristo. Enquanto Deus nos der forças, preguemos toda a doutrina do Senhor ao grande e ao pequeno, ao rico e ao pobre, e a todas as classes e idades, oportuna e inoportunamente” (São Bonifácio, Bispo e Mártir).

A seguir, a mensagem:

“Nós, os Bispos das (Arqui)dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo, reunidos na Assembleia do Conselho Regional de Pastoral, junto ao Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, agradecemos a Deus e alegramo-nos com a presença fecunda, criativa e missionária dos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas em nossas comunidades, rezamos pela nossa amada Pátria e olhamos com esperança este momento eleitoral que estamos para viver.

Apesar dos muitos elementos negativos no cenário político nacional, como a corrupção, as oligarquias políticas, o carreirismo político, a abundância de partidos e a falta de identidade partidária, vemos com grande esperança e valor o poder de decisão que está nas mãos do povo, pela via democrática do voto. É preciso votar! Campanhas em contrário podem gerar resultados inesperados, pois o voto em branco, o voto nulo e as abstenções não invalidam eleições. É preciso saber disto e fazer valer a responsabilidade social pela escolha dos futuros servidores da Pátria: Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Os eleitos interferirão de maneira decisiva na construção da nossa Nação nos próximos anos.

Diante desta realidade, com esperança, propomos que cada cidadão e cidadã faça um discernimento sério, superando o desinteresse pela política, desenvolvendo, assim, uma sensibilidade social capaz de vencer a apatia e a indiferença que levam a qualquer escolha. Pois, quando assumimos um compromisso social amplo, rompemos com os interesses corporativos, seletivos e excludentes.

Neste encontro, nos comprometemos em contribuir na formação da consciência política, do valor do voto, da importância da participação de cristãos leigos e leigas maduros e preparados no processo eleitoral e do acompanhamento de seus mandatos. A fim de que isto aconteça, produziremos conteúdos formativos, a partir da Doutrina Social da Igreja, para as mídias, a saber, TV, rádio, impressos, redes sociais, para ajudar a compreender e a interferir neste momento tão oportuno e importante de exercício da democracia.

Não queremos e não vamos nos sobrepor às consciências, indicando em quem votar, mas nos comprometemos em oferecer elementos e subsídios para o necessário discernimento neste contexto eleitoral. O Evangelho, fonte inspiradora da Doutrina Social da Igreja, é o critério a partir do qual queremos pensar a política e os políticos. Nossa fé nos faz olhar para Jesus Cristo, o Verbo Encarnado de Deus, que assumiu, na sua carne, tudo o que é verdadeiramente humano; olhar para o Evangelho, nossa Verdade; e olhar para o Reino, que desejamos “venha a nós”. Daí pensaremos o Brasil e queremos construí-lo a partir do Projeto de Deus.

Nosso tempo é difícil, complexo, fragmentado; por isso, não podemos tratar esta bela via da grande caridade, que é a política, com descaso e desinteresse. Quando não nos preocupamos com a política, alguém saberá usar dela em benefício próprio ou em favor de grupos que excluem os mais pobres, fazendo crescer a corrupção e a exclusão social.

Não podemos ficar apáticos! Não podemos vender nosso voto! Não podemos deixar de votar! Não podemos tomar atitudes que favorecerão à “velha” política! Não podemos ceder a quem queira enfraquecer e violar o regime democrático!

Convidamos a todos a olhar este momento com esperança e otimismo. É hora de escolher quem vai dirigir o Brasil e nossos Estados, quem vai nos representar nas instâncias mais altas da democracia, quem vai produzir nossas leis e fiscalizar nossos governantes.

Que a Virgem da Piedade e da Penha nos ensine a pensar nosso País como uma casa de irmãs e irmãos, comprometendo-nos com atitudes que nos levem a pensar, agir e votar, desejando vida plena e digna para todos.

Santuário Basílica da Piedade, Caeté, 05 de junho, memória do mártir São Bonifácio, de 2018.”

A todos desejo que esta mensagem ajude no momento de votar.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Mural

Fico muito feliz pela ampliação do sinal. No trabalho escuto a Rádio Catedral em Juiz de Fora, mas quando vou para casa em Santos Dumont não tinha a possibilidade de ouvir. Parabéns a todos!
Joelma de Sá -
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
Mar de Espanha o Santuário de Nossa Senhora das Mercês está em festa neste mês de setembro com Novena, Missas e muitas festividades até dia 24, e você é o nosso convidado! A nossa Paróquia antecipadamente agradece a sua presença!
Luiz Gonzaga Linhares -
Deus abençoe e jorre muitas bençãos sobre todos vocês, que os jovens de JF e os de outras cidades, aprendam a amar ainda mais Nosso Senhor Jesus Cristo, e que São Pedro interceda por todas as famílias.
Neuza Maria Tavares Florencio -
PARABÉNS EQUIPE MARAVILHOSA FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA SHOWWWWW!!!!!!!
SILVANIO M PERES - 07/05/2015
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
Agradeço primeiramente a Deus, a Dom Gil, a Rádio Catedral e todos os irmãos que se empenharam na expansão dessa bela e importante obra de evangelização, pois agora eu e minha família recebemos o sinal aqui em Mar de Espanha-MG. Deus abençoe sempre!!!
Fabiana Miranda Cardoso -
Graça e paz, bom dia! Sempre ouço vocês pela manhã, meu dia começa cheio de informações e abençoado. Gosto muito da "Pri" e das participações daquela doutora Alice dentista, ela parece que sorri pela voz...
Prados -
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
Olá. Estou ouvindo a rádio aqui pela web, diretamente da cidade de Óbidos - PA. Estou gostando muito. Abraço a todos de Juiz de fora.
Érisson Silva -