Problemas com o player?

Padroeira dos Enfermos é celebrada neste domingo (11)

09/02/2018 às 13:48:24

Por Fabíola Castro

Neste domingo, 11 de fevereiro, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira dos Enfermos. Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Francisco para nos alertar sobre este chamado.

Em Juiz de Fora, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Bairro Francisco Bernardino, realiza desde o dia 2 de fevereiro, as comemorações dos 60 anos de sua instituição paroquial na Arquidiocese de Juiz de Fora. Para marcar a data especial, novena, missas e procissão, fazem parte da programação festiva em honra da Padroeira dos Enfermos.

A novena, que será encerrada neste sábado (10), com Missa às 19h tem como tema: “Aprendamos com Maria a sermos discípulos de Jesus”.

Assim como no ano passado, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes arrecada durante o ofertório das Missas, leite e materiais de higiene e limpeza, que já estão sendo doados para o Instituto Padre João Emilio, mantido pela Arquidiocese de Juiz de Fora. O gesto concreto convida os fiéis à doação para a Associação de Assistência Social que acolhe 135 crianças em situação de vulnerabilidade social, como comenta o pároco Padre Gil Condé da Silva.

Neste domingo, 11 de fevereiro, celebrações especiais foram preparadas para lembrar de forma festiva a padroeira.
Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes completa 60 anos de criação. Para Padre Gil esta é a idade da maturidade.
Padre Gil ressalta ainda, que é muito importante para toda a comunidade paroquial ver e celebrar toda a caminhada que já foi feita até aqui.
Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da paróquia do Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora, é também a protetora, intercessora dos doentes. No mesmo dia em que a Igreja Católica a celebra, lembra-se o Dia Mundial do Enfermo. A data foi criada em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do então Papa João Paulo II.

Todos os anos, o Vaticano, sob a representação do Papa, elege um tema que vai nortear toda a discussão sobre o assunto junto à Igreja, à sociedade, governantes e mídia mundial. Em 2018, o tema do Dia do Enfermo é tomado das palavras que Jesus, do alto da cruz, dirige a Maria, sua mãe, e a João: «“Eis o teu filho! (…) Eis a tua mãe!” E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-A como sua» (Jo 19, 26-27).

Padre Gil fala sobre a busca da proteção que é para a cura dos males físicos, mas também das enfermidades espirituais.

A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Av. Juscelino Kubitschek, 790 – Bairro Francisco Bernardino.
Confira também:

Capela Nossa Senhora de Lourdes - Bairro Alto Grajaú (pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Líbano)
*A Comunidade fica na Rua Miguel Jacob, 415 - Alto Grajaú

Até 10 de fevereiro - Novena
19h30 – Novena na Matriz

Dia 11 de fevereiro – Domingo – Dia de Nossa Senhora de Lourdes
18h30 – Procissão
19h – Missa

Interior da Arquidiocese de Juiz de Fora:

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Pedro Teixeira/MG
*A Matriz fica na Praça Nossa Senhora de Lourdes, 160 - Centro

Até 10 de fevereiro - Novena
19h – Novena na Matriz
*No dia 10 (sábado), haverá apresentação musical a partir das 21h.
*Funcionamento de barraquinhas e show de prêmios todos os dias.

Dia 11 de fevereiro – Domingo – Dia de Nossa Senhora de Lourdes
5h30 – Alvorada e repicar do Sino na Matriz
6h – Caminhada para Gruta com a Reza do Terço
6h30 – Celebração Eucarística na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
11h – Carreata com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes
12h – Celebração Eucarística dedicada aos enfermos e idosos na Matriz
13h – Leilão de Gado no Campo central
16h – Leilão de prendas no coreto da praça
18h – Missa Solene, coroação e procissão luminosa pelas ruas da cidade
21h – Leilão de Prendas
22h – Apresentação musical

Mural

Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
"To" ligado nas transmissões esportivas aqui em São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
Toni Marques -
Mandando um abraço pra todos do Terço dos Homens.
Reijane -
Deus abençoe e jorre muitas bençãos sobre todos vocês, que os jovens de JF e os de outras cidades, aprendam a amar ainda mais Nosso Senhor Jesus Cristo, e que São Pedro interceda por todas as famílias.
Neuza Maria Tavares Florencio -
Graça e paz irmãos da Rádio Catedral, que alegria poder ouvir vocês! Quero parabeniza-los pelos 10 anos de evangelização, levando através das ondas sonoras a evangelização a tantos corações.
Jornalista e Radialista Adriano Dias. - 22/07/2016
TERÇO DOS HOMENS, ALMAS SALVAS NA TERRA PARA ALCANÇARMOS O CÉU.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 24/09/2015
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -
PARABÉNS RÁDIO CATEDRAL!
Marilene Faria do Amaral Chagas - 15/07/2016
Peço oração todos os enfermos e todos os padres.rnA sua bênção
Maria de Lourdes -
Boa tarde Adriano!!! Vim desejar a vc uma terça abençoada,dizer que hj conseguirei ouvir seu programa. Tenho um imenso carinho por vc meu amigo. Aguardo o seu alô. Forte abraço.
Cidok@ - 01/12/2015