Problemas com o player?

Padroeira dos Enfermos é celebrada neste domingo (11)

09/02/2018 às 13:48:24

Por Fabíola Castro

Neste domingo, 11 de fevereiro, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira dos Enfermos. Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Francisco para nos alertar sobre este chamado.

Em Juiz de Fora, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Bairro Francisco Bernardino, realiza desde o dia 2 de fevereiro, as comemorações dos 60 anos de sua instituição paroquial na Arquidiocese de Juiz de Fora. Para marcar a data especial, novena, missas e procissão, fazem parte da programação festiva em honra da Padroeira dos Enfermos.

A novena, que será encerrada neste sábado (10), com Missa às 19h tem como tema: “Aprendamos com Maria a sermos discípulos de Jesus”.

Assim como no ano passado, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes arrecada durante o ofertório das Missas, leite e materiais de higiene e limpeza, que já estão sendo doados para o Instituto Padre João Emilio, mantido pela Arquidiocese de Juiz de Fora. O gesto concreto convida os fiéis à doação para a Associação de Assistência Social que acolhe 135 crianças em situação de vulnerabilidade social, como comenta o pároco Padre Gil Condé da Silva.

Neste domingo, 11 de fevereiro, celebrações especiais foram preparadas para lembrar de forma festiva a padroeira.
Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes completa 60 anos de criação. Para Padre Gil esta é a idade da maturidade.
Padre Gil ressalta ainda, que é muito importante para toda a comunidade paroquial ver e celebrar toda a caminhada que já foi feita até aqui.
Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da paróquia do Bairro Francisco Bernardino, em Juiz de Fora, é também a protetora, intercessora dos doentes. No mesmo dia em que a Igreja Católica a celebra, lembra-se o Dia Mundial do Enfermo. A data foi criada em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do então Papa João Paulo II.

Todos os anos, o Vaticano, sob a representação do Papa, elege um tema que vai nortear toda a discussão sobre o assunto junto à Igreja, à sociedade, governantes e mídia mundial. Em 2018, o tema do Dia do Enfermo é tomado das palavras que Jesus, do alto da cruz, dirige a Maria, sua mãe, e a João: «“Eis o teu filho! (…) Eis a tua mãe!” E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-A como sua» (Jo 19, 26-27).

Padre Gil fala sobre a busca da proteção que é para a cura dos males físicos, mas também das enfermidades espirituais.

A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Av. Juscelino Kubitschek, 790 – Bairro Francisco Bernardino.
Confira também:

Capela Nossa Senhora de Lourdes - Bairro Alto Grajaú (pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Líbano)
*A Comunidade fica na Rua Miguel Jacob, 415 - Alto Grajaú

Até 10 de fevereiro - Novena
19h30 – Novena na Matriz

Dia 11 de fevereiro – Domingo – Dia de Nossa Senhora de Lourdes
18h30 – Procissão
19h – Missa

Interior da Arquidiocese de Juiz de Fora:

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Pedro Teixeira/MG
*A Matriz fica na Praça Nossa Senhora de Lourdes, 160 - Centro

Até 10 de fevereiro - Novena
19h – Novena na Matriz
*No dia 10 (sábado), haverá apresentação musical a partir das 21h.
*Funcionamento de barraquinhas e show de prêmios todos os dias.

Dia 11 de fevereiro – Domingo – Dia de Nossa Senhora de Lourdes
5h30 – Alvorada e repicar do Sino na Matriz
6h – Caminhada para Gruta com a Reza do Terço
6h30 – Celebração Eucarística na Gruta Nossa Senhora de Lourdes
11h – Carreata com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes
12h – Celebração Eucarística dedicada aos enfermos e idosos na Matriz
13h – Leilão de Gado no Campo central
16h – Leilão de prendas no coreto da praça
18h – Missa Solene, coroação e procissão luminosa pelas ruas da cidade
21h – Leilão de Prendas
22h – Apresentação musical

Mural

Boa noite aos Irmãos em Cristo! A paz de Jesus e o amor de Maria! Peço orações de modo permanente, se possível, para minha Mãe Neli Redi Bertocco que está fazendo tratamento de quimioterapia de modo continuado e está hospitalizada Intenção de cura, tratamento, recuperação e restabelecimento da saúde de minha Mãe Neli. Muito obrigado! Fiquem com Deus! Um fraterno abraço, Marcus Bertocco.
MARCUS ANTONIO BERTOCCO JUNIOR -
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -
Que a alegria de ser católico e participar do Terço dos Homens chegue a todas as familias, principalmente aquelas que mais precisarem, aquelas que enfrentam o desemprego, dividas e doenças, que a misericórdia do Nosso Senhor e o Amor de Nossa Senhora alcance a todos. Amém!
Jose Bernardino da Silva -
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
Parabéns pelo aniversário, desde o primeiro dia de transmissão que nós aqui em casa escutamos a Rádio Catedral. Parabéns pela transmissão do futebol, gostei muito, eu sou apaixonado por transmissão de futebol pelo rádio. A gente fica bem informado e dá mais emoção. Torço para que vocês façam uma parceria com a rádio Tupi do Rio de Janeiro, tenho certeza que vocês vão arrebentar na audiência. Mais uma vez parabéns a toda a equipe e que DEUS abençoe a todos!
Adriano Maximiano -
PARABÉNS EQUIPE MARAVILHOSA FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA SHOWWWWW!!!!!!!
SILVANIO M PERES - 07/05/2015
Obrigada pelo carinho Pri, ouvi o seu abraço!! Que Deus a abençõe todos os dias e continue assim tão atenciosa com todos. Bjo Wânia e Rosi.
Wania - 09/07/2015
ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 22/09/2015