Problemas com o player?

Santa Clara de Assis, padroeira da televisão e de seus profissionais

11/08/2017 às 13:25:00

Por Fabíola Castro

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, é celebrado o dia de Santa Clara de Assis, a jovem inteligente e bela que se tornou a ‘dama pobre’. Santa Clara nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1193. Seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.

Em 1212, quando tinha apenas 19 anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Foi ao encontro de Francisco de Assis, viver a simplicidade. Clara, juntamente com outras moças, deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (as Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, como nos conta Padre Carlos Arlindo, responsável pela Comunidade Santa Clara, do Bairro Santa Paula, em Juiz de Fora.

A partir de 1224, Clara adoeceu. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde se levantar para expulsar, com o Santíssimo Sacramento, homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis, por isso, Padre Carlos Arlindo diz que Santa Clara é representada com o ostensório na mão.

Clara um ano antes de sua morte, pôde assistir a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa é aclamada como a Patrona da Televisão e de todos os seus profissionais.

No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu das mãos de um enviado do Papa Inocêncio IV a aguardada Bula de aprovação canônica, deixando, assim, as suas "irmãs clarissas" asseguradas. Dois anos após sua morte, o Papa Alexandre IV a proclamou Santa Clara de Assis.

Na Comunidade Santa Clara, em Juiz de Fora, a programação celebrativa teve início pela manhã, e Padre Carlos Arlindo comenta sobre a programação ao longo do dia.

A capela Santa Clara fica na Rua Maria Luiza Alves, 305 – Bairro Santa Paula.

Também na Comunidade Santa Clara, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira será lembrada com celebração especial, haverá às 19h, uma carreata saindo da capela e percorrendo as ruas do bairro, e logo após, acontecerá a celebração festiva em honra da padroeira. A capela fica na Rua Ivan Batista de Oliveira, 1115 - Bairro Milho Branco.

Mural

É ISSO AÍ GENTE MARIANA!!!
DIA 13 DE MAIO FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA CATEDRAL DE JUIZ DE FORA 19Hs. NÃO PERCAM! SE É BOM É CATEDRAL.......
Rafael Almeida - 10/05/2015
Um abraço a super equipe da Catedral FM. Parabéns pela programação.
Rodrigo Santos - 28/04/2015
Parabéns pelo início da transmissão esportiva. JF não pode continuar nessa estagnação. Bons tempos quando se tinham duas, três emissoras transmitindo futebol. Profissionais competentes como os que estão trabalhando nessa nova fase da emissora existem, o que precisa é a mentalidade na cidade, EVOLUIR. Um ouvinte de Maringá, no norte do Paraná, que sintoniza, muito mais pela iniciativa da Rádio Catedral. Saúdo a todos e SIGAM em FRENTE.
Eurico Moura -
NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER A DEUS POR TER CONHECIDO ESSA IGREJA, E ESSES PADRES, MAIS EM ESPECIAL PADRE ERÉLIS E PADRE CAMILO. VOU VIVER FORA DO BRASIL APOS PERDER MINHA FILHA JAQUELINE. E MINHA UNICA LEMBRANÇA BOA DE JF É A IGREJA S. RITA. QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A TODOS!
JOASELIA DA SILVA SOUZA -
Boa Noite! Sou da Paróquia de Santa Luzia e peço oração para toda minha família, pelos enfermos e pelas vocações sacerdotais e religiosas. Obrigada!
Maria de Lourdes -
TERÇO DOS HOMENS, ALMAS SALVAS NA TERRA PARA ALCANÇARMOS O CÉU.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 24/09/2015
Sintonizo a rádio pela internet e sempre que estou on-line escuto esta maravilhosa Rádio. Moro em Itapecerica - MG, terra natal do arcebispo D. Gil. Um abraço a toda a equipe da Rádio Catedral, belo trabalho de divulgação da Palavra de Deus. Deus abençoe a todos.
Nivaldo Selmo Diniz Araujo - 14/08/2015
Obrigado por publicar essa mensagem sobre a peregrinação da nossa forania ficou muito legal!
Pe. Anchieta -
O Terço dos homens é uma ação do Espirito Santo na Igreja pelas mãos de Nossa Senhora, de meros participantes os homens passam a serem protagonistas desta Santa Devoção recebendo bençãos e as espalhando através das ondas da Radio Catedral. É muito gratificante fazer parte desta obra. Que Jesus abençoe a todos.
Jose Bernardino da Silva -
ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS.
WEIQUER DELCIO GUEDES - 22/09/2015